Article
RYHEALTH - Escola Ativa e Saudável: Como é que as escolas (professores) podem fortalecer a saúde dos estudantes?
Uma formação holística de professores, em Portugal
Preletores: Paulo Nobre, Beatriz Gomes, Paula Tavares Universidade de Coimbra
Preletores: Paulo Nobre, Beatriz Gomes, Paula Tavares Universidade de Coimbra
Nos dias 6 e 7 de julho de 2023, o projeto RYHEALTH participou no curso "Abordagens Interdisciplinares no Ensino (AIDUC)", uma iniciativa dirigida a professores dos ensinos básico e secundário em Portugal. O objetivo do curso era promover a partilha de conhecimento científico e destacar a importância da interdisciplinaridade na educação.
O projeto RYHEALTH dinamizou um workshop, liderado por Paulo Nobre, Beatriz Gomes e Paula Tavares, tendo sido um dos 23 oferecidos no curso. Para além disso, o projeto RYHEALTH foi também apresentado numa mesa-redonda (liderada por Paula Tavares), tendo na plateia aproximadamente 120 professores, que se encontravam a participar na segunda edição do curso.
Factos
As doenças não transmissíveis (DNTs), incluindo as doenças cardiovasculares e o cancro, têm uma forte correlação com o estilo de vida e as condições ambientais. Uma dos aspetos que contribui significativamente para aumentar o risco de cancro e doenças cardiovasculares é a obesidade.
O estudo mais recente sobre a obesidade infantil é realmente alarmante. O estudo COSI Portugal (2022) revelou que em 2021/2022, 31,9% das crianças se encontravam com excesso de peso, e 13,5% classificadas como obesas.
Relatórios complementares da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Direção-Geral da Saúde (DGS) atribuem esse aumento da obesidade a uma diminuição na atividade física e ao consumo de alimentos não saudáveis.
Assim, é urgente prevenir a incidência de doenças com altos níveis de mortalidade e morbidade, modificando os hábitos das nossas crianças.
O projeto RYHEALTH baseia-se em quatro pilares fundamentais de intervenção, a que chamamos de "Projetos", com o objetivo de alterar os hábitos das nossas crianças de forma que os possamos transformar em valores. Atitudes intrínsecas que educam e treinam adultos saudáveis, com respeito pelo seu corpo, saúde e o planeta.